ÍDOLOS COM A LETRA "V"

CLIQUE NO SEU ÍDOLO PARA SABER SOBRE ELE




CRAQUE - VÁGNER BACHAREL
POSIÇÃO - ZAGUEIRO
NOME - VÁGNER DE ARAÚJO ANTUNES
DATA DE NASCIMENTO - 11/12/54
LOCAL - RIO DE JANEIRO (RJ)
HISTÓRICO - Teve sua contratação muito criticada porque era totalmente desconhecido e chegava a um clube que, na época, trazia nomes como Batista, Perivaldo, Nenê Santana e Cleo. Mas, entre 1983 e 1987, formou ao lado de Luís Pereira a melhor dupla de zaga do futebol brasileiro, sendo inquestionavelmente injustiçado na Seleção Brasileira. Tinha um estilo clássico, daí o apelido de "Bacharel". Faleceu após um choque com um atacante adversário, quando já atuava pelo Paraná Clube, em 20 de abril de 1990.

ÍNDICE


CRAQUE - VALDIR DE MORAES
POSIÇÃO - GOLEIRO
NOME - VALDIR JOAQUIM DE MORAES
DATA DE NASCIMENTO - 23/11/31
LOCAL - PORTO ALEGRE (RS)
HISTÓRICO - Baixinho demais para um goleiro - tinha apenas 1,70m quando jogava pelo clube, entre os anos de 1958 a 1968 -, Valdir compensava esta deficiência com uma elasticidade invejável. Graças à ela e também a seu indiscutível talento, foi titular do Verdão durante 10 anos. Quando parou, tornou-se o pioneiro no treinamento exclusivo para goleiros.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (59, 63 e 66), Taça Brasil (60 e 67), Rio-São Paulo (65), Robertão (67)


ÍNDICE
 

CRAQUE - VALDIVIA
POSIÇÃO - MEIO-CAMPO
NOME - JORGE LUIS VALDIVIA TORO
DATA DE NASCIMENTO - 19/10/1983
LOCAL - CHILE
HISTÓRICO - Quando foi contratado, em 2006, o chilnelo Valdivia veio sob a desconfiança da torcida e da mídia. Eram constantes os comentários jocosos dos jornalistas, que faziam pouco caso do apelido do novo reforço do Verdão: "Mago".

Em pouco tempo o "Mago" fez jus ao apelido e como num passe de mágica calou a boca da mídia e despertou nos Palmeirenses um sentimento que andava meio esquecido: admiração por um grande jogador.

Valdivia virou ídolo de toda nação Palmeirense. Desde a criancianha até o senhor sessentão. Todos adoravam ver o mago aprontando as suas dentro de campo; o chute falso, o giro rápido, a habilidade na finalização e principalmente a forma como o jogador se dedica ao time.

Valdivia foi embora do Verdão em 2008 e foi repatriado em 2010.

PRINCIPAL TÍTULO - Paulista (2008)


ÍNDICE




CRAQUE - VAVÁ
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - EDWALDO IZÍDIO NETTO
DATA DE NASCIMENTO - 12/11/34
LOCAL - RECIFE (PE)
HISTÓRICO - Tal como um vento rápido, porém, forte, que deixa marcas por onde passa, Vavá passou pelo Parque Antártica. Chegou em 1961, saiu em 1964. Mesmo assim foi um dos maiores atacantes da história do time.
PRINCIPAL TÍTULO - Paulista (63)

ÍNDICE




CRAQUE - VELLOSO
POSIÇÃO - GOLEIRO
NOME - WAGNER FERNANDO VELLOSO
DATA DE NASCIMENTO - 22/09/68
LOCAL - ARARAS (SP)
HISTÓRICO - Ele tinha apenas 21 anos quando, por mero acaso, ganhou a condição de titular do Palmeiras, em 1989. Zetti havia fraturado a perna e Ivan, seu reserva imediato, a mão. Sobrou para Velloso, que apareceu para a torcida pela primeira vez num amistoso com o Flamengo, no Pacaembu (derrota de 2 a 1). Mas foi tão bem que arrancou elogios até mesmo de Zico. Desde então, foi titular absoluto do time, com apenas duas exceções - em 93, quando ficou na reserva de Sérgio, e em 94, quando esteve emprestado ao União São João e ao Santos. Retornou ao time, recuperou a posição e só a perdeu em 1999, por ironia do destino da mesma forma como a havia conquistado: contundido, cedeu o lugar para Marcos. É o quarto goleiro que mais jogos disputou pelo Palmeiras, sendo superado apenas por Leão, Oberdã e Valdir de Moraes.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (93, 94 e 96), Brasileiro (93), Copa do Brasil (98), Mercosul (98), Libertadores (99).

ÍNDICE




CRAQUE - VILLADONIGA
POSIÇÃO - MEIA
NOME - SEGUNDO VILLADONIGA
DATA DE NASCIMENTO - 06/11/15
LOCAL - MONTEVIDÉU (URUGUAI)
HISTÓRICO - Tricampeão uruguaio (35/36/37) pelo Peñarol, foi um jogador habilidoso, altamente técnico, cheio de malícia e de invejável espírito de luta. Começou no Atletico Cerro, pequeno clube uruguaio, depois jogou no Guanderes e em 1935 chegou ao Peñarol. Três anos mais tarde se transferiu para o Vasco, onde ficou até 1942, quando o trocou pelo Palmeiras. Defendeu o Verdão até 1947 e em seguida mais uma vez jogou no Peñarol, até 1950. Desde então, encerrou sua carreira e passou a morar em São Paulo, para ficar perto de sua maior paixão, o Palmeiras. Pouca gente sabe, mas após parar com o futebol passou a jogar bocha, tendo defendido o Verdão em vários campeonatos.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (42 e 44)

ÍNDICE




CRAQUE - VIOLA
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - PAULO SÉRGIO ROSA
DATA DE NASCIMENTO - 01/01/69
LOCAL - SÃO PAULO (SP)
HISTÓRICO - O "Artilheiro da Alegria", como é chamado, teve ótima passagem pelo Palmeiras. Seu desempenho só não foi melhor porque se desentendeu com o técnico Luiz Felipe Scolari e teve de deixar o time. Mesmo assim, durante o tempo em que vestiu a camisa verde - entre 1996 e 1998 - fez 37 gols nas 66 partidas que disputou pelo time.

ÍNDICE




CRAQUE – VALDEMAR CARABINA
POSIÇÃO – ZAGUEIRO
NOME – VALDEMAR FIGUEIRA
DATA DE NASCIMENTO – 28/01/32
LOCAL – SÃO PAULO (SP)
HISTÓRICO – Durante os mais de 10 anos em que vestiu a camisa do Palmeiras – de 1954 a 1966 -, Valdemar Carabina mostrou estilo sóbrio, sério e hábil, sobretudo nas bolas altas. Palmeirense de coração e fez parte dos primeiros anos da chamada "Primeira Academia".
PRINCIPAIS TÍTULOS – Paulista (59, 63 e 66); Taça Brasil (60)

ÍNDICE