LENDA, MITO OU A SIMPLICIDADE EM PESSOA (26/09/2018)
 


Temos o velho costume de atribuirmos adjetivos e predicados a personagens de nossa História.

Lendários ou mitológicos, os feitos explicam ou procuram explicar cada indivíduo e sua importância junto ao seu núcleo existencial.

"Mestre Scolari", por exemplo, não é alheio a tais características.

Ora como lenda, a "Velha Raposa" assume contornos acima da realidade, mas perfeitamente plausíveis a quem pouco lhe conhece. Ora como mito, transcende a própria morte ou a lógica da ciência.

Contudo, o que posso lhes assegurar com a máxima sinceridade possível é que o "comandante técnico alviverde" é de uma natureza absolutamente simples e desprovida de lapidações desnecessárias.

Diamante bruto, "Scolari é o que é e muito de seu sucesso passa pelo seu caráter irretocável.

Ao tratar com o elenco, ele lida de forma igualitária, interferindo em casos pontuais com aqueles que maiores dificuldades manifestem para se adaptar ao trabalho em grupo.

Talvez resida no parágrafo acima, muito do resultado satisfatório apresentado pelo time palestrino, que com muito orgulho gosta de ser chamado de "família Scolari".

Alguns jogadores finalmente se conheceram e fomentaram entre si uma amizade sincera. Enquanto outros aprenderam a alongar em quinze minutos o final de treino e nas rodas de conversa entender o que é participar de um grupo vencedor.

Embora os campeonatos excessivamente competitivos não nos deem certeza da vitória, ela parece próxima e mesmo que não saibamos explicar... muito mais próxima do que pensamos.

Resta-nos, alviverdes, o controle emocional durante o jogo e fé na "Velha Raposa". Tudo dará certo. Porque é assim que tudo acontece e ninguém deixa fórmula pronta.



***

O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História... Amizades... Esposa e Filha.

Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira poesia perdidas.

comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!