O FIM DO CICLO LUXEMBURGO (29/06/2009)
 

Amigos Campeões do Mundo,

Antes de falar sobre o episódio Keirrison e a saída do Luxa, apenas um breve comentário da partida de ontem diante do Santos FC.

Um público pequeno, um pouco mais de 8 mil pagantes foram ao frio Palestra Itália para acompanhar ao clássico.

Foi uma partida tecnicamente fraca, onde cada um dos times dominaram cada tempo.

O PALMEIRAS dominou todo o primeiro tempo, quando poderia ter ampliado o marcador, porém não foi capaz disso.

Destaques para a boa atuação do garoto Souza, da garra do Pierre, Obina, Cleiton Xavier e as boas defesas de Marcos.

A impressão que ficou era a de um grupo que estava “órfão” do seu pai, mesmo que este pai não fosse lá grande coisa.

Neste jogo ficou claro que há muito que fazer, principalmente quanto aos reforços necessários.

E a semana que passou deu muito que falar.

Na sexta-feira Keirrison foi desligado do plantel em razão da sua negociação ao Barcelona.

Que um dia ele iria embora todos nós sabíamos, mas não tão cedo assim.

Keirrison, tecnicamente é um ótimo centro-avante, um dos melhores que passaram pelo PALMEIRAS, mas a forma fria de como saiu, será esquecido num curto espaço de tempo, ao contrário de um Evair, Leivinha, Valdívia, Kleber, entre tantos, que saíram pela Porta da Frente do Clube e até hoje demonstram que o para eles o PALMEIRAS e a sua TORCIDA merecem RESPEITO.

Keirrison que no início foi defendido por muitos PALMEIRENSES (incluindo eu) por ser um garoto e 19 anos e que faria História no VERDÃO nos surpreendeu.

Muito mal orientado pelos seus empresários e contagiado por eles, Keirrison não é pipoqueiro, mas é um sujeito que com a pouca idade revelou ser um grande mercenário e para ele o PALMEIRAS não deve ter acrescentado nada.

Eu me esqueci que hoje vivemos a Era do “futebol business selvagem” e me iludi com o futebol puro em sua essência, onde prevalecia muito respeito e amor ao uniforme que os jogadores vestiam, como é o caso do goleiro Marcos, um dos raros jogadores remanescentes dessa época maravilhosa que muitos tiveram o privilégio de ver e conviver.

A maioria que jogavam pelos seus times torciam para ele, e quando não eram seus torcedores, pelo menos jogavam em respeito ao seu uniforme, torcida e clube.

E nos últimos 10 dez anos, esse cacoete mercenário se acentuou demais, pois antes um Zinho, Rivaldo, César Sampaio, Alex, Evair, Arce, Cléber faziam parte do futebol profissional, do futebol “business”, mas não selvagem, pois até hoje eles têm identificação com o PALMEIRAS.

Talvez como eles, temos no presente um Valdívia e Kleber com essas virtudes.

São profissionais, mas mesmo atuando pelos seus clubes, ainda fazem menção de carinho ao PALMEIRAS.

No primeiro momento eu vi em Keirrison um garoto que aparentava ser tímido como o Rivaldo quando chegou ao Verdão e que merecia melhor compreensão da torcida.

Mas ele é quieto não por ser tímido, mas por ser frio, calculista e mercenário mesmo.

Quero ver daqui um tempo se ele fará declarações carinhosas sobre o PALMEIRAS. Acho que não fará.

De agora em diante, é preciso ser revisto junto à Traffic jogadores que vem para o PALMEIRAS, e melhor que eles possam ser, se deixam influenciar pelos seus empresários.

Quanto ao Luxa, a imagem que muitos (inclusive eu) tínhamos era aquela de 1993, 1994 e 1996, quando ele era tão somente treinador.

E a sua passagem em 2002, foi esquecida com a conquista do Paulistão de 2008.

O amor a essas imagens registradas é que talvez o manteve por 1 ano e meio no Palestra Itália com o apoio incondicional da atual cúpula PALESTRINA.

E como todos aqui sabem, eu defendia a sua permanência até o final deste ano.

Era o que o bom senso sugeria.

Quanto ao que ele declarou sobre a saída do Keirrison, na essência de sua declaração tem um fundo de verdade, quando ele quis dizer que no atual futebol brasileiro os clubes são como uma “barriga de aluguel”, onde os jogadores ficam por muito pouco tempo e fazem do clube um trampolim para o futebol europeu.

Ele definiu corretamente na essência mas, com palavras inapropriadas publicamente.

Ora, se na tarde da sexta-feira ele em seu “blog” lembrou sobre a cláusula que dava abertura para que o Keirrison fosse para o Barcelona, obviamente ele sabia da sua saída !

Embora o presidente Belluzzo tenha afirmado que ele não respeitou a hierarquia com essas declarações, em inúmeras vezes o Luxa abusou nas entrevistas coletivas junto à imprensa em fazer declarações que poderiam ser evitadas como por exemplo, que o “Lenny era o queridinho da vovó”, sobre o Wendel, sobre o goleiro Marcos, etc.

Por outro lado, pelo custo que envolvia o salário do Luxa e da Comissão Técnica, o benefício até o momento era apenas a conquista do Paulistão de 2008 e isso certamente também foi um fator decisivo para a sua demissão.

Com isso fica evidente que o Ciclo Luxemburgo no PALMEIRAS chegou ao seu final.

Será muito difícil um eventual retorno, uma vez que os oposicionistas tinham rejeições sobre ele, e agora a atual gestão também tem.

Agora cabe ao PALMEIRAS definir quem será o seu próximo treinador, Abel Braga certamente não será uma vez que não poderá romper o seu contrato com o Al Jazira, conforme já noticiado aqui no PTD.

Muricy Ramalho só não acertará com o PALMEIRAS se ele não quiser.

Em não acertando, o PALMEIRAS terá que apostar em algum treinador da “nova geração”.

Seja qual for o novo treinador, a torcida precisa dar uma TRÉGUA para que seja possível formar uma base e que o time ganhe um padrão de jogo.

A partir da definição do novo treinador, mais do que nunca serão necessárias a contratação de um bom lateral-direito (espera-se que Figueiroa seja esse cara), um bom zagueiro, um bom meia-esquerda e agora é claro, também um outro atacante, mas que não seja mercenário como o Sr. Keirrison.

No próximo domingo, 05/07/2009, às 18:30, o PALMEIRAS enfrenta o Avaí em Florianópolis.

E eu retorno daqui há duas semanas !

:: AGRADECENDO OS COMENTÁRIOS


Prezados amigos leitores,

Em razão de compromissos particulares, por tempo indeterminado, eu deixei de comentar os comentários aqui postados, e para não deixar de escrever a coluna semanalmente eu optei por ela.

Mas peço outra vez a todos que evitem comentários com palavras de baixo calão, racismo ou qualquer tipo de ofensa, uma vez que eles continuarão sendo lidos por mim, além de gravá-los a cada semana.

Grato pela compreensão de todos.

Meus agradecimentos aos leitores: Fabio (Bito), Edson Gonsalves de Oliveira,Tom, Andréia, MAURO VENTURINI, Lito, Tuta, Renato Lucchi Di Leo, Renato Klein, Pimpolho, Rodrigo Luiz Rossi, sergio Marangone, Paulão, Sergio Edo, Catedraldeluz, Paulo Rogério, Dorileu Mascarenhas Robaldo Júnior, Diego Jaú, Eduardo, Kuro, Bruno (Australia) e Andre Rossi. 

Um grande abraço ALVIVERDE a todos vocês e uma ótima semana !


:: CURTAS E GROSSAS

- Peço licença a todos para lamentar o falecimento de um conhecido, o Sr. Carlos Stiolin, PALMEIRENSE fanático, empresário, que residia em Piracicaba, vítima de um repudiável assalto ocorrido na última sexta-feira. Deixa dois filhos e esposa. LASTIMÁVEL.

- Souza demonstra garra e vontade, boto fé nesse garoto !

- Keirrison, não é pipoqueiro. É um jovem talentoso, mas mercenário.

- É preciso reforçar este elenco para dar vôos mais altos, o que até agora não aconteceu.

- Volta Kleber, seu lugar é no VERDÃO !

- O Ciclo Luxemburgo está encerrado na S.E. PALMEIRAS.


Amigo PALMEIRENSE, valorize a MÍDIA PALESTRINA, comprometida com informações confiáveis e muito respeito ao PALMEIRAS.

Entre tantas, temos o nosso inigualável PALMEIRAS TODO DIA - PTD, a criativa RÁDIO MONDO PALMEIRAS: http://www.mondopalmeiras.net , o Blog  PARMERISTA: http://parmerista.blogspot.com /  a RÁDIO FANFULLA:  http://www.fanfulla.com.br/pagina/rádio-fanfulla , o grande acervo histórico PALESTRINOS: http://www.palestrinos.com , o ótimo TERCEIRA VIA VERDÃO: http://www.3vv.com.br

além da imperdível RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, esta última todas às segundas-feiras às 21h, pela Rádio Imprensa FM – 102,5!
http://www.radioimprensa.com.br  ou faça o download do programa através do link:
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=324

Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]

NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas, provocativas e/ou com expressões de baixo calão, racismo, que ALÉM RASTREADAS, serão IDENTIFICADAS e DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!