MUITO AZAR, ERROS E FUTEBOL ABAIXO DO NORMAL (14/09/2009)
 

Amigos Palestrinos,

Nesse domingo, vimos um excessivo conjunto de coisas anormais que há um bom tempo não víamos.

Mas vamos ainda falar um pouco sobre como pesa a ausência do volante Pierre ao time.

Nossa camisa 5, ao lado do volante Guñazu, do Internacional, é acima da média no quesito desarmes. É incrível, a sua precisão em interceptar as jogadas dos adversários e com raríssima exceção cometer falta sobre eles.

É inegável, portanto, que o Pierre fará muita fala ao PALMEIRAS até o final desse campeonato.

Relembrando a partida diante do Barueri, no Palestra Itália, notamos que o VERDÃO, não apenas sentiu a sua falta, como também teve imensas dificuldades para sair jogando da defesa para o meio de campo e ataque, principalmente no primeiro tempo.

Diante do Vitória, não foi diferente, todos cometeram falhas nas saídas, inclusive o bom Edmílson.

A exceção foi o volante Souza, que apesar de ainda não estar bem nos passes, foi o que teve mais consciência e noção dos problemas apresentados pelo PALMEIRAS.

A falha de marcação permitiu que logo no início, Roger, do Vitória, acertasse o travessão de Marcos.

Além disso, Marcos que habitualmente é seguro em suas defesas, acabou por soltar a bola, após um chute do meia Ramon, e num lance de sorte e oportunismo, fez com que Uelinton (é assim mesmo que escreve!) abrisse o placar a favor do time baiano.

Instável emocionalmente, na marcação e na criação, o PALMEIRAS foi bem mais faltoso do que o seu adversário.

Contundido, Obina foi substituído por Robert, que faria o gol de empate PALESTRINO aos 40 minutos, após ótimo cruzamento de Armero pelo lado esquerdo.

Na segunda etapa, o PALMEIRAS iniciou melhor, mas pecou ao errar demais no ataque.

Maurício foi substituído por Sandro Silva e com isso o VERDÃO piorou.

Talvez, fosse o caso do Muricy ter arriscado a entrada de Ortigoza ou do próprio Deyvid Saconni, que poderiam (ou dos dois) prenderem mais a bola no ataque e impedir as investidas perigosas do Vitória, através de Apodi ou de Neto Berola.

E comprovando que o futebol ALVIVERDE estava mesmo abaixo normal, Vagner Love, que raramente bobeia quando vai para o ataque, acabou falhando e ao perder a bola, permitiu o contra ataque do Vitória, que através de Neto Berola, chegasse ao segundo gol.

Desestabilizado, o PALMEIRAS se perdeu em campo, e até o ótimo Marcos viria a falhar numa jogada muito similar ao gol sofrido contra o Barueri, ao fazer uma defesa parcial, Derlei que acabara de entrar, aproveitou a sobra para ampliar o marcador.

Aos 40 minutos, Ortigoza fez um passe preciso para Robert novamente, de cabeça, fazer o segundo gol ESMERALDINO.

Pena que foi tardio demais.

Essa partida, que já é uma página virada, tem que ser, acima de tudo um alerta, uma lição, um paradigma para que sejam avaliados tudo o que de errado e anormal aconteceu.

O Vitória, com todo o respeito, é um time mediano, pior do que o Barueri, mas por outro lado, o PALMEIRAS, numa jornada absolutamente infeliz, não foi capaz de tirar proveito da sua superioridade.

Por outro lado, não podemos deixar de observar que Diego Souza fez muita falta ao time.

Mas uma pergunta:

É justo neste momento detonar o Muricy ?

A resposta é NÃO.

Simples, basta ver o seu desempenho nos últimos 4 campeonatos brasileiros:

2005: Vice Campeão
2006 a 2008: Campeão (em que pese os inúmeros erros de arbitragem que ajudaram o Jd. Leonor em 2008).
 
O time, por incrível que pareça, ainda não é esse.

Na lateral direita, Wendel deverá sair para Figueroa assumir o posto, tão logo esteja 100% fisicamente.
Sem Pierre, é preciso encontrar a melhor formação de marcar para compensar a sua ausência.

Ainda carece daquele Meia Esquerda, que o próprio Muricy já reconheceu faltar, capaz de articular melhor as jogadas de ataque, equilibrar o manco setor esquerdo, pois Armero é o único canhoto que efetivamente cria alguma coisa por ali.

Acertar as saídas de bola, que ainda são muito falhas.

Contar com as boas atuações do nosso “São Marcos”

Um elenco que possui, Marcos, Edmílson, Diego Souza, Vagner Love, Robert, Oritgoza, Deyvid Saconni, Cleiton Xavier, Armero, Souza e ainda Figueroa e  Lenny, (que em breve deverão estar recuperados) não é de se jogar fora e com certeza muitos times deste campeonato queriam tê-los em suas equipes.

Este campeonato brasileiro é muito equilibrado.

O próximo compromisso, no dia 23/09/2009, será em Belo Horizonte, contra o ótimo time do Cruzeiro (esse sim é muito mais time do que o Vitória), uma partida que desde já, temos que reconhecer, não será nada fácil para o PALMEIRAS.

Por outro lado, o que não dá para entender é porque a tabela tem favorecido alguns times do G4 em prejuízo de outros. Será mera “coincidência” ? 


:: 14 DE SETEMBRO DE 1942, UMA DATA HISTÓRICA



Foi há exatos 57 anos, que a Società Sportiva Palestra Itália teve a sua denominação definitivamente alterada para Sociedade Esportiva Palmeiras.

Leiam com muito carinho, a matéria abaixo, transcrita veiculada no UOL / São Paulo AGORA:

“28/03/2009
Jogo da discórdia: Palmeiras conquista primeiro caneco em 1942
Marcelo Cazavia
do Agora

Quando o São Paulo foi fundado, em 1935, o Palestra Itália já era um clube grande. Mas não demorou muito para surgir a rivalidade entre os dois, e o estopim dessa animosidade ocorreu no Campeonato Paulista de 1942.

Em meio à 2ª Guerra Mundial (1939 a 1945), na qual o Brasil lutou contra as forças do eixo (Alemanha, Itália e Japão), o Palestra era apontado por parte da mídia como inimigo da pátria. A rádio Record, cujo dono era Paulo Machado de Carvalho, então diretor de futebol do Tricolor, era o veículo que mais fazia propaganda contra os palestrinos, sobretudo pelas palavras do locutor são-paulino José Geraldo de Almeida.

"O São Paulo perseguia o Palestra e chamava o Parque Antártica de quinta coluna [destacamento do exército alemão que fazia espionagem]. Quando o governo Getúlio Vargas baixou o decreto obrigando que todo nome de instituição que remetesse à Itália, à Alemanha ou ao Japão fosse alterado, o Palestra passou a se chamar Palestra de São Paulo [em março daquele ano]. Mas em setembro, uma semana antes do jogo que poderia valer o título estadual, o São Paulo pressionou e o Palestra teve de mudar de nome outra vez", conta Rubens Ribeiro, de 82 anos, responsável pelo museu da Federação Paulista de Futebol.

O Palmeiras surgiu em 14 de setembro de 1942. Seis dias depois, enfrentaria o Tricolor pela penúltima rodada. "O Palmeiras era o líder invicto com dois pontos perdidos em 18 jogos. O São Paulo era vice com quatro pontos perdidos, e o Corinthians tinha sete pontos perdidos. Se o São Paulo ganhasse do Palmeiras, eles ficariam empatados na tabela, e o Palmeiras tinha pela frente o Corinthians na última rodada, enquanto o São Paulo ia pegar o Espanha, atual Jabaquara", lembra João Farah, conselheiro e estudioso da história tricolor.

Com a bola rolando, os palmeirenses fizeram 2 a 1 no primeiro tempo. No início da etapa final, veio o inusitado.

"O Palmeiras buscava o terceiro gol quando o Virgilio fez pênalti no Og. O Luizinho pegou a bola, foi ao túnel do vestiário e, depois, o time se retirou de campo. O juiz esperou 30min para ver se o São Paulo voltava. Como não voltou, autorizou a cobrança de pênalti e decretou o fim da partida com vitória do Palmeiras por 3 a 1. A partir de então, o São Paulo ficou sendo chamado de time fujão", afirma Ribeiro. "O São Paulo foi suspenso pela federação e não pôde enfrentar o Espanha", acrescenta Farah.

O Agora teve acesso a uma súmula pertencente ao Palmeiras que mostra que o São Paulo REALMENTE FUGIU DE CAMPO. Este é o único documento oficial relativo ao jogo. "A federação não tem nenhum documento porque ocorreram dois incêndios quando o prédio ficava na Brigadeiro Luis Antônio e queimou tudo", lamenta Ribeiro.”

Link original: http://www.agora.uol.com.br/vencer/ult10110u541947.shtml

É por esse motivo que a S. E. Palmeiras NÃO TROCA nenhum “trizinho mundial” pelo Paulistão conquistado em 20 de setembro de 1942, sobre os FUJÕES do Jardim Leonor.  Coisa de futebol de anão.

Crédito das fotos: Site Palestrinos.

 
:: AGRADECENDO OS COMENTÁRIOS


Meus agradecimentos aos leitores: Tuta, ronny deivd, Marcelo dos Santos Ferreira, Tom D'Amaral, Gomes, Paulo Rogério, MAURO VENTURINI, marcel teixeira laurentino, Rodrigo, Renato Lucchi Di Leo, Edu Magnani, Lucélia Almeida, sergio marangone, SERGIO EDO, Andre Rossi, Fabio (Bito), LITO e Hamilton Ricardo Frausto.


Um grande abraço ALVIVERDE e ótima semana a todos vocês !

 
:: CURTAS E GROSSAS

- A anormalidade e erros foram os principais adversários do PALMEIRAS diante do Vitória.

- Robert disse a que veio, muito bom nas bolas altas.

- Essa ainda não é a escalação ideal: Lateral Direita, Meia Esquerda e Ajustes nas saída de bola, irão aprimorar o time, a médio prazo.

- Parabéns ao Blog Parmerista, do Conrado Cacace, vencedor do Top Blog !!!

- Dia 23/09, uma partida muito difícil diante do Cruzeiro.

Apenas a MÍDIA PALESTRINA está comprometida em RESPEITAR a Instituição S.E. PALMEIRAS, dentre muitas, destacamos:

- PALMEIRAS TODO DIA – PTD: http://www.palmeirastododia.com

- Blog  PARMERISTA: http://www.parmerista.com.br/
- RÁDIO MONDO PALMEIRAS: http://www.mondopalmeiras.net,
- RÁDIO FANFULLA:  http://www.fanfulla.com.br/pagina/rádio-fanfulla,
- PALESTRINOS: http://www.palestrinos.com
- TERCEIRA VIA VERDÃO: http://www.3vv.com.br
- ESTAÇÃO PALESTRA: http://www.estacaopalestra.com.br/

- PRÓ PALMEIRAS: http://www.propalmeiras.com


- RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, todas às segundas-feiras às 21h, pela Rádio Imprensa FM – 102,5!
http://www.radioimprensa.com.br ou faça o download do programa através do link:
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=324

Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]

NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas, provocativas e/ou com expressões de baixo calão, racismo, que ALÉM RASTREADAS, serão IDENTIFICADAS e DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.

Nota da admin: não é preciso ser cadastrado para comentar a coluna


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!