2010, O FUTURO QUE DEIXOU DE SER PENSADO (17/05/2010)
 

Temos acompanhado em todos os sites PALESTRINOS, comentários “apimentados” dos Torcedores, assim como estamos presenciando inúmeros protestos, vaias e cobranças de toda a Torcida ESMERALDINA quanto a reforços de melhor qualidade, atitudes por parte dos atletas que dignifiquem o MANTO ALVIVERDE além de uma postura compatível com a grandeza do também grande PALMEIRAS.

Só um cego que não vê.

Se vistos por alguém que desconhece a história do PALMEIRAS, poderá dizer que a TORCIDA PALESTRINA é chata, rebelde, implicante, impaciente, imediatista e até violenta.

Todavia, isso não espelha a realidade.

Os atos de protestos ou de discorrer comentários “ácidos” não significa as conclusões de um observador de primeira viagem.

Esses atos são na verdade um acúmulo de frustrações que o Torcedor PALMEIRENSE tem visto não apenas nos dias atuais, mas no triste período de 1977 a 1992, onde o VERDÃO foi incapaz de conquistar um título, bem como, tudo o que ocorreu após a saída da multinacional Parmalat.

E por falar em Parmalat, que bons tempos eram aqueles não?

Foram tempos que devolveram aos PALESTRINOS a mesma felicidade e paz que ele tinha desde a Fundação do Palestra até o ano de 1976.

Quem aqui não se recorda todas as vezes em que o Gerente José Carlos Brunoro vinha à público anunciar mais uma chegada de um craque?

Em várias entrevistas, ele era muito claro ao dizer que “um dia a Parmalat iria embora, mas deixaria uma infraestrutura suficiente para que o PALMEIRAS tivesse condições de caminhar com as suas próprias pernas, e, assim, dar continuidade à sua rotina de um Gigante do Futebol Brasileiro e Mundial.

Planejamento era a palavra-chave utilizada por J.C. Brunoro em todos os seus pronunciamentos concedidos à mídia e em palestras.

Em pleno 1993, Brunoro já preconizava a Gestão do Conhecimento como um dos principais fatores para o êxito do PALMEIRAS.

Com o desfazimento da parceria, no final de 2000, infelizmente, tudo que fora planificado estrategicamente para ocupar o hiato deixado pela Multinacional italiana foi relegado ao quinto plano.

Em seu lugar, uma postura ultra conservadora e tosca, reverteu um trabalho de 8 anos implementados pela empresa italiana, retroagindo para os exatos 1977.

Sob comando de pessoas hermeticamente fechadas desde em suas mentes, como para com os associados e aos torcedores, o PALMEIRAS, na contramão da globalização, se encolheu, se fechou e ficou apequenado como um clube de menor expressão, lá dos confins de uma cidadezinha povoada pelo esquecimento.

A cada ano um vexame, um tapa no rosto do torcedor PALMEIRENSE.

A cada ano, uma agressão ao próprio PALMEIRAS.

A cada ano, uma derrocada associada à conquista de mais um recorde negativo, então jamais visto e tampouco imaginado, inclusive pelos rivais.

Infelizmente o presente 2010, então futuro em 2000, deixou de ser pensado.

Em quase todos esses anos prevaleceu o Clube Social (não confundir com aquele biscoito) em prejuízo do Futebol.

A mentalidade “vitalícia” desses Senhores senis (senis em ideias) usou o PALMEIRAS como uma grande cama redonda de motel, sem se importar com o fator tempo, pois quem tem vocação para ser vitalício prioriza o “lazer da inércia”, o “lazer do prazer” por achar “divertido” o PALMEIRAS chegar ao ponto em que chegou.

Essa postura medieval atrofiou o exercício do diálogo e da prática da democracia dentro do Clube e parece também estar contaminando, como se por osmose, os que hoje lá estão no comando. 

Hoje, o PALMEIRAS parece um cabo de guerra: uma parte busca freneticamente uma direção enquanto a outra o seu sentido oposto.

De um lado, os que tentam tirar o futebol do ostracismo, mas até agora não conseguiram de maneira alguma.

De outro lado, os que, por natureza própria, remam em sentido contrário à inovação, por nunca terem a capacidade para enxergar que o futebol é infinitamente mais importante do que “dosar o nível de cloro” das piscinas existentes nas proximidades das alamedas do Palestra Itália.


E o Torcedor PALESTRINO continua a sofrer e a sonhar por dias melhores, que parecem, pelo menos neste momento, estarem ainda longe, pois o estilo do Técnico “Zago” é bem diferente do praticado por ele quando zagueiro, altamente elegante e técnico.

Dói a vista.

E uma Arena múlti uso parece estar a caminho do PALMEIRAS, sem dúvida um indício de modernidade que poderia significar o norte para a sua independência financeira.

Mas de outro lado, “panfletinhos”, distribuídos pela ala ultra conservadora, voam aos quatro cantos do Clube com dizeres em tom pre-históricos:

- A construção da Arena irá “dilapidar” o Clube.

Dilapidar?

Sim, pois agora eles serão obrigados a se exercitarem um pouco mais, ao saltarem por andaimes, sacos de cimento, argamassas, tratores, ferros e outros materiais afins, para buscar os seus suculentos sanduíches “vitalícios” de picanha.

Enquanto isso, Senhores da Situação, pelo amor de Deus, façam alguma coisa.

Calem a boca desses pirássicos, digo, jurássicos e tragam um treinador e jogadores do nível daquelas Academias dos anos 60, 70, ou do nível da também saudosa Era Parmalat.

Calem as nossas bocas!

Ouçam o Santo, não São Genaro mas sim SÃO MARCOS, pois ele está certo, como sempre, para variar.

 

 :: AGRADECENDO OS COMENTÁRIOS DA COLUNA ANTERIOR

Novamente, agradeço a todos os que comentaram a coluna anterior, entendendo-a ou não, permitiram que mais essa Coluna pudesse ser escrita.

Um forte abraço ESMERALDINO a todos vocês!

 

:: PALMEIRENSE,  defenda as cores do VERDÃO, prestigiando a MÍDIA PALESTRINA:


- PALMEIRAS TODO DIA – PTD: http://www.palmeirastododia.com

- SITE PRÓ PALMEIRAS: http://www.propalmeiras.com  

- VERDAZZO: http://www.verdazzo.com.br/

- RÁDIO MONDO PALMEIRAS: http://www.mondopalmeiras.net ,

- RÁDIO FANFULLA:  http://www.fanfulla.com.br/pagina/rádio-fanfulla ,

- PALESTRINOS: http://www.palestrinos.com

- TERCEIRA VIA VERDÃO: http://www.3vv.com.br

- ESTAÇÃO PALESTRA: http://www.estacaopalestra.com.br/

- BLOG À LUZ DA CATEDRAL: http://catedraldeluz.blogspot.com/

- RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, todas às segundas-feiras às 21h, pela Rádio Imprensa FM – 102,5!
http://www.radioimprensa.com.br  ou faça o download do programa através do link:
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=324 gerenciado pelo colega Roger Pacheco.

Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]


NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas, provocativas e/ou com expressões de baixo calão, usar nomes falsos, identidades e e-mails de terceiros e/ou inexistentes (CRIME DE FALSA IDENTIDADE), preconceito social, racismo, que ALÉM DE RASTREADAS, serão IDENTIFICADAS e DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!