Palmeiras: É preciso chutar muito mais ao gol! (28/09/2008)
 

Amigos Campeões do Mundo,

Apesar do VERDÃO ter chegado à LIDERANÇA, essa coluna foi escrita com muito REALISMO e com a RAZÃO acima da EMOÇÃO.

Bem, o jogo da última quarta-feira entre PALMEIRAS e Sport Áncash foi muito fraco tecnicamente. Foi uma partida ruim de se ver e o empate de 0x0 foi o reflexo do que foi jogado em campo, em um gramado sintético que tira muito o charme do futebol.

De outro lado, o “gramado” dos Aflitos é MUITO RUIM a ponto do tal “gramado sintético” trazer até saudades. Incrível não?

Gramado à parte, diante do Náutico, o ataque do PALMEIRAS foi altamente ineficaz e infeliz.

O primeiro indício foi por volta dos 11 minutos, quando Martinez após tabelar com Kleber, ficou cara a cara com o goleiro Eduardo, mas perdeu o equilíbrio, o tempo da bola e conseqüentemente o gol.

Na coluna anterior eu fiz a seguinte análise do atual grupo: CHUTA POUCO A GOL.

Se chutasse mais, talvez já tivesse marcado uns 150 gols nessa temporada.

Contra o Náutico não foi diferente.

Para não dizer que é mentira, somente aos 18 minutos do 1º Tempo é que o atacante Kleber chutou a primeira bola ao gol.

Em certos jogos o time entra em “parafuso” e começa a insistir demais pelo meio de campo, sem fazer qualquer jogada pelas laterais que em via de regra sempre possibilita que algum atacante tenha o tempo suficiente de fugir da marcação e tanto Élder Granja como Leandro sabem jogar pelas extremidades do gramado, bem como alçarem as bolas para grande ou pequena área adversária.

E quando o time começa com essa “mania” de tentar jogar somente pelo miolo da zaga, não dá para esperar grandes coisas, a não ser um futebol extremamente robotizado, ou seja, BUROCRÁTICO.

Infelizmente neste domingo, vimos poucas jogadas pelas laterais, uma delas, já no segundo tempo, quase que o PALMEIRAS abriu o marcador através de uma boa penetração pela direita de Diego Souza, que chutou forte, para o goleiro pernambucano fazer boa defesa.

Essa alternância de boas e más apresentações é que tem impossibilitado o PALMEIRAS estar há muito tempo na liderança, não fossem as apresentações também confusas, por exemplo, contra a Portuguesa, Figueirense, SPFC, Goiás, Botafogo, Sport.

Nessas 6 partidas podemos considerar os tropeços diante do SPFC, Goiás e Botafogo como normais, porém as partidas diante da Portuguesa no Pacaembu, Figueirense e Sport no Palestra Itália, daria ao menos para conquistar 7 pontos: duas vitórias certas contra a Portuguesa e Figueirense e um empate contra o Sport.

Com 7 pontos, o PALMEIRAS somaria atualmente 57 pontos!

O lance que causou maior frustração a todos os PALESTRINOS aconteceu aos 30 minutos: primeiro Kleber, de fora da área, chutou para gol, o goleiro Eduardo não conseguiu segurar a bola e no rebote Alex Mineiro chutou novamente, mas a bola parou caprichosamente a menos de 20cm da linha do gol, sendo afastada pelo zagueiro Adriano do Náutico.

Essa é a PROVA CABAL como é IMPORTANTE CHUTAR A GOL !

Já no final da partida, o mesmo Kleber se projetando em direção do gol do Náutico, foi derrubado de maneira violenta pelo último jogador adversário que recebeu apenas o cartão amarelo.

Na cobrança de falta, Martinez chutou muito acima do gol.

Podemos tirar mais algumas conclusões:

1) o PALMEIRAS ressente da ausência de um bom cobrador de faltas.

2) o PALMEIRAS não possui aquele jogador de criação no meio-campo, como um Djalminha ou Alex (Ademir da Guia já seria pedir demais) que sabem colocar os atacantes na cara do gol, para sem vacilo mandar a bola para as redes.

3) Sandro Silva, que vinha fazendo boas atuações, hoje não foi tão bem e a zaga, talvez pela fragilidade do ataque do Náutico acabou não se comprometendo.

4) Alex Mineiro também não fez boa apresentação, talvez pelas pouquíssimas jogadas pelas laterais e a maneira desarrumada de como o time se apresentou.

5) O meio de campo e principalmente o ataque, atuou de maneira muito dispersa, sem criatividade, sem objetividade, à exceção do atacante Kleber que durante todo o jogo teve lucidez, demonstrando o que queria dentro de campo: fazer gols, mas raramente contou com a colaboração dos seus companheiros de equipe.

Com a VITÓRIA PROVIDENCIAL do Internacional sobre o Grêmio, o PALMEIRAS pela primeira vez chegou à LIDERANÇA do Campeonato, em razão de possuir uma vitória a mais que o tricolor dos Pampas.

Eu sei que muitos PALMEIRENSES (inclusive eu viu!) não irão gostar do que vou dizer, mas o principal concorrente do PALMEIRAS ao título de 2008 é justamente o nosso rival SPFC.

Por esse motivo é que a Comissão Técnica, Diretoria de Futebol juntamente com o Grupo precisa REAVALIAR esses VACILOS tanto do meio-campo como do ataque a fim de EVITÁ-LOS.

Uma vitória diante do Náutico, deixaria o PALMEIRAS com 52 pontos na liderança.

No próximo domingo, teremos uma partida difícil e decisiva diante do Atlético-MG em Palestra Itália.

E com certeza o TORCEDOR PALESTRINO deverá comparecer em grande número para APOIAR o PALMEIRAS.

Toda TORCIDA quer ver o PALMEIRAS Líder por SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS!

Para tanto, o VERDÃO não pode de MANEIRA ALGUMA repetir esse futebol “burocrático”, que é INCOMPATÍVEL com a qualidade do seu atual elenco !


:: COMENTANDO FRASES DOS COMENTÁRIOS

Gilmar 22/9/2008 - 00:09:14
“acho que seja importante para o elenco cultivar experiência em torneio internacional, pensando nos planos no nosso amado Clube para o ano que vem (e os próximos). O que você acha?”

Celsão...Palmeiras Eterno 22/9/2008 - 10:07:19
“...acho que devemos encarar sim o fato que podemos ser campeões da Sulamericana, mas lógico, sempre priorizando o Brasileirão...”

Felipone 22/9/2008 - 14:35:55
“com relação a sulamericana sou obrigado a descordar, temos que vencer pois e um otimo dinheiro, ao campeão paga mais que o paulista e depois vem a recopa vc faz 2 partidas e se ganha vem mais alguns milhoes na conta. por isso q o boca e grande na america, o que vier vai p cima... temos que pensar assim...”

DJALMA VERDÃO: Caros Gilmar, Celsão e Felipone, seus comentários são pertinentes. O grande problema da Copa Sul Americana é que mesmo com os milhões (importantes para os cofres, sem dúvida), não tem despertado o interesse de muitos clubes. Todavia, se o título da mesma valesse uma vaga na Libertadores, certamente seria um campeonato mais envolvente e tão disputado quanto os de âmbito nacional de cada País. A COMEBOL deveria repensar nesse aspecto para torná-lo mais atrativo!
Obrigado por comentarem a coluna e um grande abraço ALVIVERDE a vocês !


Jaime Piracicaba 22/9/2008 - 08:06:30
“quanto a politica, o Della Monica pode até se reeleger portanto que a diretoria de futebol fique como esta e todos fiscalizando a “Turma Da Monica.”

Edu Magnani 22/9/2008 - 08:20:22
“é só o time manter a cabeça no lugar e nos resta torcer para a política não influenciar dentro de campo.”

Renato Stefani 22/9/2008 - 09:00:06
“infelizmente me preocupa e muito a postura do nosso Presidente quanto a continuidade no clube....eu gostaria que vc explanasse mais sobre esse assunto, pois sem dúvida a nossa história recente ensina que não é esse o caminho...”

Lito 22/9/2008 - 09:45:01
“Agora nossa nação precisa pressionar o Della Mônica, que pelo jeito foi "atingido" pelo vírus do maldito Musgambá. Agora é hora de Cipullo ou Cirilo Jr.”

DJALMA VERDÃO: Prezados Jaime, Edu, Renato e Lito, a Democracia não pode existir somente nos dicionários. Ela precisa ser praticada. Vejam o resultado do Sr. Mustafá ter se perpetuado por 13 anos na presidência do PALMEIRAS, valeu a pena?
Mesmo que o Sr. Affonso Della Mônica, que é incomparavelmente melhor ao seu antecessor, deveria neste momento concordar que outro candidato disputasse as eleições para representá-lo na sucessão do seu trabalho.
A boa política jamais interfere dentro de campo. Por outro lado, a má política só traz conseqüências negativas para o sucesso de qualquer Clube, Nação, Organização, etc. A História não mente.
Meus agradecimentos por comentarem a coluna e um imenso abraço ESMERALDINO a vocês !

Jose Roberto 22/9/2008 - 11:53:08
“não concordo que o time não chute a gol, melhor chutar pouco e entrar do que ficar enchendo o goleiro de bolas no meio do gol, não é qualquer time que chega aos 100 gols numa temporada e isso é para ser exaltado.”

DJALMA VERDÃO: Caro amigo José Roberto é claro que não podemos contestar a marca dos 100 gols conquistados e sem dúvida que ela tem que ser exaltada.
De outro lado, se um time não arrisca chutes ao gol, sejam eles de média ou longa distância, a probabilidade dos gols acontecerem fica diminuta. Mas acima de tudo o que também é fundamental é qualidade e precisão dos arremates, de modo a não desperdiçar as oportunidades concretas para decidir uma partida!
Contra o Náutico isso ficou bem claro, não?
Grato por comentar a coluna e um especial abraço SUPERVERDE a você !


Gomes 22/9/2008 - 13:24:08
“tenho que relatar a forma como a globo manipula sua audiência (claro, não é de hoje)”

DJALMA VERDÃO: Prezado Gomes, infelizmente a Globo manipula os fatos visando conquistar maior audiência. E o pior que isso, fez escola e hoje a maioria adota essa prática para disputar “índices de audiência” com ela.
Infelizmente isso que está em disputa traz prejuízos culturais aos que assistem TV, seja ela aberta ou paga.
Eu lhe agradeço por comentar a coluna e um forte abraço PALESTRINO a você !

Renato Lucchi Di Leo 22/9/2008 - 14:09:18
“Marcão é uma lenda viva, para mim desde que comecei a acompanhar o Palmeiras, foi o maior jogador que vi jogar”

Joariaires 23/9/2008 - 00:23:53
“me sinto muito orgulhoso de ter o Marcos como grande idolo do Palmeiras!! o que ele fez no bem amigos do Sportv foi digno de grandeza!”

DJALMA VERDÃO: Caros Renato e Joariaires, por esse motivo é que o Marcos é respeitado por todos, invejado por muitos, cobiçado por outros. Por isso já faz parte não apenas da História do PALMEIRAS como do Futebol.
Nesses 5 títulos mundiais conquistados pelo Brasil, Marcos figura ao lado de Gilmar dos Santos Neves, Felix Mielli Venerando e Cláudio Taffarel, ou seja, apenas 4 goleiros brasileiros, como TITULARES, foram CAMPEÕES em Copas do Mundo, ou seja, É PARA POUCOS.
Muito obrigado por comentarem a coluna e um super abraço ALVIESMERALDINO a vocês !

Alex 26/9/2008 - 15:35:30
“da um alô pro técnico Luxa, que o Jumar é muito ruim de bola, ele é todo atrapalhado, no Palmeiras ele não pode ter vaga”

DJALMA VERDÃO: Caro Alex, na verdade, Jumar foi contratado para compor elenco. Não acho ele tão ruim como você o julga, apesar de certas trapalhadas, de certo modo cumpriu bem o papel do Pierre, que aos poucos busca se firmar novamente como titular.
Agradeço-lhe por comentar a coluna e um fraterno abraço PERIQUITO a você !


Fabio Zanetti 22/9/2008 - 07:35:20
“Mais uma excelente vitória!”

Signorini 22/9/2008 - 01:13:56
“agora que a máquina mortífera verde engrenou naum tem pra ninguém”

Marco 22/9/2008 - 14:27:31
“Acho que esse ano é nosso o BRASILEIRO hein”

Marlon 22/9/2008 - 15:46:20
“É hora de engrenar uma série de vitórias...”

Valdenir Stecca 22/9/2008 - 11:25:06
“se fosse na formula 1, diriamos que agora não tem mais diferença, agora o gremio ja nos ve no retrovisor, e na próxima rodada ou volta o gremio podera se chocar com o inter e rodar, e se nos não esbarrar na zebra que é o nautico, assumiremos a liderança e ai é só administrar até o fim para chegarmos no final no topo do podium”

Fabio 24/9/2008 - 17:46:11
“tem que jogar como se fosse uma final de campeonato mas por favor sem se empolgar muito jogar sempre com seriedade é a palavra chave pra ganhar os jogos do brasileiro”

Catedraldeluz 22/9/2008 - 13:52:48
“Aos poucos vamos chegando...’

Fernando Ceccotti 22/9/2008 - 14:28:03
“com a volta do Pierre da pro Luxa por nossa melhor equipe em Recife: Marcos, Gustavo, Mauricio, Martinez, Elder, Pierre, Sandro, Diego e Leandro, Gladiador e Alex. “

 

DJALMA VERDÃO: Prezados Fabio Zanetti, Signorini, Marco, Marlon, Valdenir, Fabio, Catedraldeluz e Fernando, notem como o atual grupo ESMERALDINO ainda é instável: tudo indicava que diante o Náutico, mais uma vitória seria obtida, mesmo que por um placar apertado. Todos nós fomos surpreendidos por essa irregularidade, falta de objetividade que se, ainda não compromete o sonho da conquista do título, merece desde já ser MELHOR AVALIADA pela atual Comissão Técnica, para detectar o POR QUE essas alternâncias ocorrem com o grupo.
Felizmente o Internacional venceu o Grêmio, mas como já dito, todos nós queremos o PALMEIRAS na liderança pelos seus próprios méritos!
Meus agradecimentos por comentarem a coluna e um imenso abraço ESMERALDINO a todos vocês !


:: CURTAS E GROSSAS


- O PALMEIRAS chegou a LIDERANÇA com a providencial vitória de goleada do Internacional sobre o Grêmio, porém a TORCIDA PALESTRINA quer que o VERDÃO se mantenha na dianteira pelos SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS!

- Contra o Náutico ficou bem claro: o PALMEIRAS precisa CHUTAR MAIS A GOL!

- Comissão Técnica, Diretoria de Futebol e Elenco precisam CORRIGIR essa anormalidade.

- Excelente notícia, a da assinatura entre o PALMEIRAS e a WTorre, o que permitirá que a construção da Arena possa iniciar brevemente.

- Amigo PALMEIRENSE, opte pela Mídia Palestrina ! Visite o Site do Observatório Verde: www.observatorioverde.net , e note como parte da imprensa é adepta de um jornalismo que não preza pela imparcialidade.

- PALMEIRAS TODO DIA, SEMPRE ! E todas as segundas-feiras, RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, às 21 horas na Rádio Imprensa FM – 102,5(www.radioimprensa.com.br)  

Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]

NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas e/ou com expressões de baixo calão, que ALÉM DE IDENTIFICADAS, serão PRONTAMENTE DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!