A TÁVOLA SCOLARI (28/07/2010)
 



Por abrigar ao longo de sua história uma inúmera quantidade de grandes jogadores, craques na acepção da palavra, capazes de jogar em qualquer seleção de países intimamente familiarizados com o futebol, o PALMEIRAS foi condecorado como ACADEMIA DE FUTEBOL, bem verdade, apenas na década de “60”, do ainda próximo século passado.

Mas, bem antes dessa qualificação, o PALESTRA ITÁLIA, ou o breve PALESTRA DE SÃO PAULO e o recém-nascido PALMEIRAS sempre foi ACADEMIA DE FUTEBOL, pelas razões conhecidas por todos nós.

Basta entrar na Sala de Troféus do PALESTRA ITÁLIA, vê-los, tocá-los ou senti-los em nossa ALMA VERDE, para, sob uma grande emoção, mensurar a imensidão do ÚNICO ALVIVERDE jus em ocupar o TOPO MAIS ALTO do esporte, que ele optou em ser o seu CARRO-CHEFE, que para quem conhece a História dispensa redundar “mais uma vez” nesta coluna.

Fiquei pensando nesses dias se caberia uma correlação entre a ACADEMIA DE FUTEBOL e a TÁVOLA REDONDA, de Arthur de Pendragon.
 
Evidentemente que uma não substitui a outra, mas, tampouco as exclui, pois ambas são LENDÁRIAS e, em se falando de “lenda”, traz à baila o substantivo feminino “TRADIÇÃO”, que é compatível e condizente com AMBAS e, neste caso, a “tradição” é o ELO a se estabelecer, nesse “exercício” comparativo, entre ACADEMIA DE FUTEBOL e a TÁVOLA REDONDA.

Nas exceções do recesso de títulos, decorrente do descaso administrativo, impossível tal correlação, mas, na sua grande parte da História, sim, e agora, mais do que nunca.

Alguns dos personagens marcantes da Távola Redonda eram o Rei Arthur, Galaaz, Lancelot e Merlin, que viviam na lendária Inglaterra medieval.

O futebol moderno pode não ser medieval, mas, todos sabem que a sua origem advém de pés ingleses.

Hoje, amigo PALESTRINO, somos treinados pelo vitorioso Scolari, tão LENDÁRIO como Arthur de Pendragon.

Do seu trabalho, já vimos lendas virarem realidades inesquecíveis em nossas mentes, e assim, podemos esperar por novos triunfos, novas lendas que irão transformar tristezas passageiras em conquistas, alegrias, títulos, tudo na ordem natural das coisas, sem atropelos.

 
PRIMEIRO, recordem, Sir Big Phill foi obrigado a tirar LEITE DA PEDRA, como nos tempos atuais.

Mas, passados quase dois anos, quem não se lembra quando o nosso ARTHUR SCOLARI tirou a ESPADA DA PEDRA sob a forma de uma LIBERTADORES DA AMÉRICA, coroando-o Campeão do Novo Mundo ?

SEGUNDO, por que temos um Galaaz, encarnado na pele de Marcos, que a exemplo daquele personagem, conseguiu alcançar o Santo Graal, sob a forma de um outro SANTO, o próprio GALAAZ MARCOS!

TERCEIRO, porque possuímos o nosso próprio Lancelot, ora raptado pela Dama do Lago da “Raposa”, retorna à ACADEMIA, esse valoroso GLADIADOR, KLÉBER LANCELOT, ressurgido para as grandes lutas, sob as vestes de um MANTO VERDE SAGRADO, que sempre desejou voltar a vestir e, que promete desfazer o destino em não trair o seu REI pela sedutora Guinevere, esta, agora reencarnada em CORAÇÃO VERDE e APAIXONADO de cada TORCEDOR.

QUARTO, porque agora temos um Merlin, o MAGO VALDÍVIA, o único que poderia acabar com a dor que aflige o coração ferido de uma atônita TORCIDA, ele até pode não conhecer todos os mistérios do céu e da terra, dos homens ou dos deuses, mas, é capaz de desafiar a física, capaz de CHUTAR O VÁCUO, IGNORAR o mais cruel dos oponentes, DISFARÇANDO-SE com um ingênuo sorriso sarcástico e, sabendo como ninguém, ATEMORIZAR o mais ARROGANTE DOS GOLEIROS a ponto de fazê-lo CHUPAR A BOLA NO FUNDO DE SUAS REDES.

Muitos BOÇAIS, inclusive da “imprensa pseudo sapiente”, desconhecem a terminologia “Academia”, empregada a qualquer citação relacionada ao PALMEIRAS.

Pensam, esses indolentes senhores midiáticos, que, por se tratar do esporte bretão, o futebol, e, por ser assim uma modalidade esportiva, associam o PALMEIRAS às “Academias de Ginástica” como as que eles, a elas associados, malham os seus músculos lisos e estriados para compensar a ausência de massa cefálica no âmago de suas caixas cranianas, atrofiadas, pela osmose decorrente da convivência com muitos de seus congêneres, provenientes de qualquer parte ou da dimensão da incultura.

Outros, até cultos, mas, arredios à ética profissional, exerceram o “direito” em optar pela prática meã do jornalismo, à busca do “sucesso imediato”, de baixo teor moral, ardiloso e abundante em frivolidades, para o bem dos amantes da vulgaridade, qualidade que julgam “essencial” e “trivial”.

Esses desditosos profissionais jamais farão coisa melhor, pelo menos enquanto assim quiserem e, assim se JULGAREM ÚTEIS AOS INÚTEIS.

É a TÁVOLA SCOLARI que vai se formando, aos poucos, discretamente, silenciosamente, até que os BOÇAIS, os ANTIPALMEIRENSES, a percebam, mesmo ignorando o verdadeiro sentido de ACADEMIA DE FUTEBOL.


:: ÁLVARO COSTA, NOVO COLUNISTA DO PTD !

Agora a Paráfrase é em Quatro Mãos! É mole ?

Ótima iniciativa do PTD ao convidar o forista Álvaro Costa, o “Acosta-Palestra” para escrever semanalmente, revezando com a já consagrada Flávinha “Armando Nogueira” !

Caro Álvaro, muito sucesso para você!


:: AGRADECENDO OS COMENTÁRIOS DA COLUNA ANTERIOR

Após longo e tenebroso outono/inverno, agradeço mais uma vez aos que comentaram a coluna anterior, sempre fundamentais para debater boas ideias e que novamente me motivaram a escrever esta Coluna.

Um imenso abraço ESMERALDINO, a todos vocês!

 
:: PALMEIRENSE,  acompanhe e participe da MÍDIA PALESTRINA, a ÚNICA que RESPEITA o nosso PALMEIRAS:


- PALMEIRAS TODO DIA – PTD: http://www.palmeirastododia.com

- SITE PRÓ PALMEIRAS: http://www.propalmeiras.com  

- VERDAZZO: http://www.verdazzo.com.br/

- RÁDIO MONDO PALMEIRAS: http://www.mondopalmeiras.net ,

- RÁDIO FANFULLA:  http://www.fanfulla.com.br/pagina/rádio-fanfulla ,

- PALESTRINOS: http://www.palestrinos.com

- TERCEIRA VIA VERDÃO: http://www.3vv.com.br

- ESTAÇÃO PALESTRA: http://www.estacaopalestra.com.br/

- BLOG À LUZ DA CATEDRAL: http://catedraldeluz.blogspot.com/

- RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, todas às segundas-feiras às 21h, pela Rádio Imprensa FM – 102,5!
http://www.radioimprensa.com.br  ou faça o download do programa através do link:
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=324 gerenciado pelo colega Roger Pacheco.

Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]

NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas, provocativas e/ou com expressões de baixo calão, usar nomes falsos, identidades e e-mails de terceiros e/ou inexistentes (CRIME DE FALSA IDENTIDADE), preconceito social, racismo, que ALÉM DE RASTREADAS, serão IDENTIFICADAS e DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!