O segredo da simplicidade (05/10/2008)
 

Amigos Campeões do Mundo,

Na última quarta-feira, o PALMEIRAS, alternando os reservas e titulares, enfrentou o Sport Áncash sob muita chuva.
O time peruano, extremamente frágil, veio ao Brasil com a intenção de levar a decisão para os pênaltis. Jogou sempre atrás, em momento algum ofereceu perigo ao gol de Marcos.

O maior inimigo do PALMEIRAS foi o gramado encharcado que mais parecia uma partida de pólo aquático.

Aos 43 minutos da etapa final, Jumar fez ótima jogada pela direita e chutou com o pé esquerdo, fazendo um belo gol da vitória que levou o PALMEIRAS às quartas-de-final da Copa Sul Americana, a ser disputada contra o Argentino Juniors.

Em seguida se concentrou para enfrentar o Atlético-MG no Palestra Itália.

No último sábado, numa tarde em que predominou o bom tempo, sob uma temperatura de 27 ºC, a TORCIDA PALMEIRENSE compareceu em excelente número, mais de 25 mil pessoas para apoiar o VERDÃO.

Apesar de demonstrar iniciativa, em boa parte do 1º tempo, o PALMEIRAS repetiu as mesmas deficiências contra o Náutico: Chutou POUCO a gol.

Até os 30 minutos de jogo, de concreto o PALMEIRAS chutou apenas 3 vezes para o gol.

1) Aos 3 minutos, Kleber ao receber bom passe de Diego Souza chutou a gol.

2) Aos 8 minutos, após um contra-golpe, Alex Mineiro recebeu de Diego Souza e chutou, mas a zaga adversária impediu melhor sorte ao VERDÃO.

3) Aos 12 minutos, aí sim, Alex Mineiro mandou um belo chute e o goleiro Juninho fez uma defesa excepcional, impedindo que o PALMEIRAS abrisse o marcador.

E só. Daí para frente, o time demonstrou muita precipitação e ansiedade.

Ao invés de tentar se infiltrar pelas laterais, o VERDÃO insistiu demais ao tentar entrar pelo MIOLO da zaga adversária, que era o caminho mais difícil para furar o bloqueio da zaga do Atlético-MG.

Excessivos passes de uma lateral para outra, o que convenhamos não leva a nada, pois bola que atravessa a “linha lateral” NÃO É GOL.

Já dizia o velho jargão: “O jogo é pelas pontas”!

Martinez sem a sua habitual vocação de criar boas jogadas, obrigou aos atacantes Kleber e Alex Mineiro assumirem esse papel, mas aí o grande problema é que lá na grande área não havia ninguém para concluir.

O time teve uma queda significativa, errando muitos passes.

Mas o principal passe errado, ocorreu por volta dos 31 minutos, quando o jovem e promissor Maurício se complicou dentro da área e o experiente Marques ficou com a bola onde tocou para que Renan Oliveira chutasse e marcasse o gol atleticano.

Com toda certeza, muitos PALESTRINOS, por um átimo, lembraram da última partida do Brasileirão de 2007.

Foi então que San Gennaro resolveu “entrar em campo”.

Aos 37 minutos, o mesmo experiente Marques de maneira infantil cometeu um toque de mão na bola, que lhe custou o segundo cartão amarelo, deixando o Atlético com 1 a menos.

Isso mexeu positivamente com o grupo do PALMEIRAS, que ressuscitou em campo.

Elder Granja fez a sua única boa jogada: um “overlaping” pela lateral, deixando Sandro Silva livre pela direita, lance que por pouco não resultou no gol de empate PALESTRINO.

OBSERVAÇÃO: Essas jogadas precisam acontecer COM MAIOR FREQUÊNCIA, pois nenhuma zaga RESISTE a ELAS.
Queremos acreditar que o treinador Luxemburgo deve recomendar o elenco para insistir mais com essas jogadas, pois elas eram muito freqüentes naquele time maravilhoso de 1996, a “Máquina Mortífera”, onde Cafu, Flávio Conceição, Muller e Djalminha faziam isso com muita freqüência. Rivaldo e Luizão só empurravam para dentro do gol !

Uma jogada SIMPLES, mas LETAL. Sem “ornamentos” ou “firulas” !

Mas aos 42 minutos, Alex Mineiro, após estar fortemente marcado pela zaga, deu ótimo passe para Leandro que fuzilou para as redes empatando o jogo !

Aos 49 minutos, Alex Mineiro quase fez o segundo gol, após cabecear a bola na trave.

Com a expulsão do atacante Marques, o treinador Luxemburgo fez duas alterações importantes: sacou Pierre e colocou Evandro em seu lugar, bem como tirou Martinez para a entrada de Léo Lima.

Com essas alterações, os chutes começaram a sair e o primeiro deles foi através de Léo Lima que aos 7 minutos mandou uma bomba na trave, de fora da área.

Novamente aos 10 minutos, o mesmo Léo Lima arriscou outro chute a gol.

Mas Diego Souza, embora aparecesse bem pela esquerda, pecava por ser destro, comprometendo o êxito das jogadas por aquele setor.

O treinador Luxemburgo notando essa deficiência, sacou Élder Granja e pôs Denílson para atuar pela esquerda.

Em sua primeira jogada, PELA PONTA, Denílson driblou o seu marcador, cruzou no peito de Alex Mineiro que dominou e chutou para as redes, virando a partida para o VERDÃO.

Daí em diante, o PALMEIRAS foi soberano em campo, Denílson e Evandro, PELAS PONTAS, fizeram ótimas jogadas de ataque.

Aos 35 minutos, Kleber pela meia-esquerda chutou forte, o goleiro soltou e Denílson apenas empurrou para o gol, ampliando o placar para 3x1.

O PALMEIRAS obteve uma importante vitória, mantendo-se na liderança.

Antes de qualquer coisa, mais uma vez é importante salientar que aquelas jogadas cheias de “ouropéis” ou outros “adornos” nem sempre são as que decidem uma partida.

As jogadas objetivas, mas COM SIMPLICIDADE, são as que mudam a história de um jogo.

Todos os grandes times campeões do PALMEIRAS atingiram seus objetivos quando fizeram da SIMPLICIDADE o grande segredo para conquistarem os principais títulos da sua História.

Na próxima quarta-feira, dia 08/10/2008, o VERDÃO tem um compromisso dificílimo diante do Figueirense em Florianópolis.

Quem jogar com mais SIMPLICIDADE vencerá a partida.

Tomara que seja o PALMEIRAS...

 

:: COMENTANDO FRASES DOS COMENTÁRIOS


Antes de comentar as frases, eu quero observar que o texto da coluna anterior praticamente “dividiu” os comentários.

Uma parte concordou com o que eu escrevi e outra parte não.

Aos que discordaram, quero enfatizar que não vejo nenhum problema criticarem ou discordarem, todavia, qualquer comentário que for OFENSIVO será DELETADO pela Administração do Site PTD.

Isso inclusive foi respondido via e-mail para uma pessoa que não foi feliz ao comentar e que não irei divulgar o seu nome por razões éticas.

O mesmo procedimento será adotado para comentários provocativos, procedentes de torcedores de outros clubes. Serão simplesmente DELETADOS.


Gilmar 28/9/2008 - 22:30:08
“Espero que alguém da comissão técnica a leia. É a tal irregularidade da equipe que ainda assombra, apesar de ter dado uma amenizada, e, como você bem disse, a falta de chutes ao gol.”

Renato Lucchi Di Leo 28/9/2008 - 23:29:45
“realmente este jogo contra o Náutico teve como grande adversário do Palmeiras o gramado de péssima qualidade, mais fora isso, acho que também faltou por parte do verdão que tinha uma equipe superior agredir mais a equipe pernambucana, com chutes a gol”

Renato Stefani 29/9/2008 - 09:21:50
“eu concordo plenamente com vc quanto ao quesito "chutes a gol", não sei o que acontece com time, será que estão treinando esse tipo de fundamento?”

Edu Magnani 29/9/2008 - 09:59:46
“Tem que colocar o pessoal pra treinar cobrança de faltas, uma chance daquela e o Martinez da um chute ridiculo!”

Helcio 29/9/2008 - 11:01:28
“gostaria de alertar que como colocou o Caio comentarista da Globo, o Luxemburgo poderia tentar ou o Jumar ou o Sandro Silva pela direita colocondo o Evandro no lugar do Elder Granja que está se esforçando muito pouco ultimamente”

Paulão 29/9/2008 - 14:14:37
“vc só falou a verdade, nao acho que vc tenha detonado o nosso Verdão porque é fato, pois o time não chutou pra o gol mesmo. Tudo o que vc falou é pro bem do time”

Fernando Ceccotti 29/9/2008 - 14:35:20
“mesmo sem jogar tão bem chegamos a liderança, mesmo domingo passado qdo. vencemos o Vasco não fomos bem e ontem dnovo, o time tem potencial pra mto. mais, agora é a hora da arrancada”
Marlon 29/9/2008 - 15:04:15
“gostei da sua forma de expor a realidade, não se iludiu pela liderança e falou toda a verdade. Não dá pra ter confiança no time, principalmente após essa irregularidade....”

Paulo Rogério 2/10/2008 - 13:38:23
“o Palmeiras mesmo tendo um time ótimo não chuta ao gol muitas vezes, tem jogo que os caras querem entrar na área pra chutar, po... Abriu CHUTA, mas não tocam pro lado...
gosto de frequentar os sites da nossa mídia palestrina, pois aqui pelo menos vejo notícias sem exageros e ufanismo da impren$inha. Quando é pra criticar vocês criticam, quando é pra elogiar e enaltecer idem. Isso ae, continuem assim, com isso nós Palmeirenses de coração ganhamos muito.”

DJALMA VERDÃO: Caros Gilmar, Renato, Renato Stefani, Edu Magnani, Hélcio, Paulão, Fernando, Marlon e Paulo Rogério, é uma questão de lógica: justifica a qualidade do elenco do PALMEIRAS chutar tão pouco a gol ? Claro que não.
O mesmo com referência às cobranças de falta: de frente para o gol, uma falta bem cobrada é sempre decisiva em um jogo. A Comissão Técnica certamente não deve ler essa coluna, mas com certeza já deve ter notado essa deficiência.
O objetivo do texto anterior foi justamente em destacar que a irregularidade tem sido o principal inimigo do PALMEIRAS e o que todos os PALMEIRENSES querem ver é justamente um time jogando para frente, com objetividade, buscando a vitória, SEMPRE.
Quanto ao Élder Granja, não atravessa boa fase e o Evandro tem apoiado muito mais do que ele, conforme comentado pelo leitor Hélcio.
E com bem observado, Paulo Rogério, aqui, o intuito é mesmo esse: criticar quando é preciso e elogiar sempre que possível. E o que nós queremos é elogiar muito mais do que criticar.
Muitíssimo obrigado por comentarem a coluna e um grande abraço ALVIVERDE a todos vocês !


Signorini 29/9/2008 - 00:45:04
“vai q vai VERDÃO !”

Felipone 29/9/2008 - 08:45:49
“Faltam 11 Jogos!”

Jose Roberto 29/9/2008 - 11:08:04
“Como é bom depois de muitos anos ver nosso Verdão na liderança de um campeonato brasileiro e acima de tudo com chances de ser campeão, sei que o time ainda precisa de ajustes, principalmente no meio e no ataque, mas chegar na liderança não é nada fácil”

Daniel Justi 29/9/2008 - 21:52:58
“o que me preocupa é que temos jogos muito complicados na sequencia, mais sou mais meu verdão que o resto”

Fabio 3/10/2008 - 22:57:23
“é momento de apoiar e incentivar o Palmeiras ou seja transmitir boas energias positiva ao time do Palmeiras”

DJALMA VERDÃO: Prezados Signorini, Felipone, Jose Roberto, Daniel Justi e Fabio, as últimas partidas do PALMEIRAS serão todas decisivas e todas difíceis.
Após 4 anos sem aparecer na liderança, mais do que isso o PALMEIRAS terá agora que jogar com muita seriedade e vontade de vencer, se quiser dar vôos mais altos. Cabe à Torcida apoiar e incentivar e ao time apresentar um BOM FUTEBOL!
Meus agradecimentos por comentarem a coluna e um imenso abraço ESMERALDINO a vocês !


Wilson 28/9/2008 - 22:52:08
“concordo com os disturbios que vc citou mais acho que assumimos a liderança agora e vc como um porta voz da midia palestrina tinha que dar mais espaço para falar de nossa liderança...porque se depender da midia(imprenssinha) estamos ferrados...leio sua coluna toda semana mas pecebi que na mais importante vc se preocupou muito com as falhas do elenco. Espero que me entenda...”

DJALMA VERDÃO: Caro Wilson, apesar do VERDÃO ter chegado à liderança do Campeonato, a minha preocupação é com as falhas de finalização que o atual elenco vem apresentando, principalmente contra o Náutico.
Veja, depois dos Pontos Conquistados, o Número de Vitórias é o quesito mais importante no critério de desempate na Classificação.
Daí a importância do PALMEIRAS corrigi-las para assegurar o maior número possível de vitórias se almeja conquistar o Penta.
Grato por comentar. Um abraço. Saudações Alviverdes!


Thiago 29/9/2008 - 00:21:55
“não gostei nada de sua coluna , por suas palavras o time esta horrivel , porque ao invés de criticar tanto voçê não enaltece o time , que depois de tantos anos esta na frente da competição , espero que você não leve a mal , pois sei que tambem quer o bem do verdão , so acho que exagero um pouco nos comentarios , e perdeu uma grande oportunidade de engradecer nosso verdão , que é tão querido por todos.”

DJALMA VERDÃO: Caro Thiago, Inicialmente, você tem todo o direito de discordar, principalmente da maneira educada de como você a criticou.
É claro que eu não vou levar a mal.
Eu só quero enfatizar que o objetivo da última Coluna foi o de ALERTAR que o nosso PALMEIRAS tem chutado pouco a gol o que não condiz com a qualidade do atual elenco.
Por exemplo, no lance em que o Kleber chutou a gol, o goleiro Eduardo não conseguiu segurar a bola e na sequência infelizmente a bola chutada pelo Alex Mineiro foi parar em cima da linha.
Já imaginou se durante todo o jogo, o VERDÃO tivesse arriscado mais chutes a gol ? Pode ter a certeza que teríamos vencido o Náutico e estaríamos com 55 pontos, sem contar que nesse Campeonato depois dos pontos ganhos o número de vitórias é o principal quesito para desempatar na Tabela de Classificação !
Grato por comentar. Um abraço. Saudações Alviverdes!


Wagner 29/9/2008 - 03:13:31
tu tem certeza q tu assiste aos jogos do verdão?! a falta q o martinez bateu no fim do jogo foi na barreira, e não muito acima do gol como vc citou aih na coluna...

DJALMA VERDÃO: Caro Wagner, Eu assisto aos jogos, sim.
À exceção do meu equívoco, uma vez que na cobrança da falta pelo Martinez a bola bateu na barreira e não para cima da meta, ela foi mal cobrada por ele pois poderia ter cobrado melhor e levado o VERDÃO à uma importante vitória.
Isso comprova que o atual time do PALMEIRAS carece de um bom batedor de faltas, como eram o Arce, Alex, Evair etc.
O objetivo da Coluna anterior foi o de ALERTAR que o VERDÃO precisa chutar mais a gol, pois nesse Campeonato, depois dos pontos conquistados, o número de vitórias é o critério usado para desempatar na Tabela de Classificação.
Grato por comentar. Um abraço. Saudações Alviverdes!


Jessé Aparecido Calixto 29/9/2008 - 09:00:52
Com todo respeito, mas discordo da sua opinião, cada jogo é um jogo, não adianta querer que o palmeiras ira vencer todos com brilhantismo, engraçado parece que sempre buscam motivos para criticar a equipe, nao encontram nenhum merito, agora que nossa zaga se arrumou voce vem me dizer que é pela fraqueza do adversario, francamente, tem horas que devemos apoiar!!! Ainda mais com a equipe da dianteira.

DJALMA VERDÃO: Caro Jessé, Eu iniciei a coluna anterior com o seguinte parágrafo:
“Apesar do VERDÃO ter chegado à LIDERANÇA, essa coluna foi escrita com muito REALISMO e com a RAZÃO acima da EMOÇÃO.”
Com referência ao seu comentário, é preferível que você e todos os PALMEIRENSES não tenham gostado do o que eu escrevi do que ver o PALMEIRAS persistir nos erros cometidos diante do Náutico e por em risco a conquista do Título (o que NÃO QUEREMOS).
Grato por comentar. Um abraço PALESTRINO!


Carlos 29/9/2008 - 10:29:28
Caro Djalma Toda segunda-feira leio sua coluna. É muito legal analisar o ponto de vista de outros palmeirenses. Mas hoje fiquei bastante decepcionado com suas palavras. Dá a impressão que vc é daqueles da turma do amendoim, pra quem nada está bom. Concordo que poderíamos ter ganho o jogo. É verdade. Mas acho que esse não é o momento de ressaltarmos só os defeitos da equipe. Somos líderes do campeonato!!! E ao contrário do que vc falou, somos líderes pelos nossos próprios méritos sim!!! Ou será que foi o inter que ganhou nossos 50 pontos?

DJALMA VERDÃO: Prezado Carlos, com referência ao seu comentário, eu repito o que escrevi ao nosso colega Jessé, “é preferível que você e todos os PALMEIRENSES fiquem decepcionados com o que eu escrevi do que ver o PALMEIRAS persistir nos erros cometidos diante do Náutico e colocar em risco a conquista do Título (o que NÃO QUEREMOS).”
Não foi o Internacional que conquistou os 50 pontos, porem se ele não tivesse vencido o Grêmio, o PALMEIRAS não estaria na ponta da tabela.
Por derradeiro, não sou da Turma do Amendoim. Aliás, não sou filiado a nenhuma facção, segmento ou torcida organizada.
Grato por comentar. Um abraço ESMERALDINO!

João Carlos Ferreira da Silva 28/9/2008 - 23:56:04
“tem que tirar o Alex Mineiro do time ele não joga nada e so foi artilheiro do Paulistão”

DJALMA VERDÃO: Caro João Carlos, felizmente contra o Atlético-MG o Alex Mineiro não foi sacado, pois teve a participação direta no 1º gol marcado pelo Leandro e no 2º, apesar de todos os méritos serem do Denílson, ele estava bem colocado para virar a favor do VERDÃO.
Grato por comentar! Saudações Alviverdes!


Juliano 29/9/2008 - 08:14:06
“O Palmeiras é muito superior, mas acho que as vezes os jogadores esquecem de jogar bola!! Você tem razão, o SPFC chegou, pior que tem o Flamengo, que tem um bom time, e muita sorte - por sinal”

DJALMA VERDÃO: Prezado Juliano, exatamente. O PALMEIRAS possui um bom elenco, mas tem se complicado em lances infantis.
O SPFC é um forte candidato, assim como o próprio Grêmio, Cruzeiro e Flamengo.
Cabe ao PALMEIRAS dizer a que veio.
Grato por comentar a coluna e um especial abraço SUPERVERDE a você !

Lito 29/9/2008 - 08:28:56
esse jogador que você comentou que era o nosso mago, no ano que vem pode ser o Conca. O cara é craque.

DJALMA VERDÃO: Prezado Lito, não tenha a menor dúvida que o Valdívia faz muita falta ao PALMEIRAS. Eu gosto do futebol do Conca, seria um bom nome, porém é preciso de “algo mais” nesse grupo, ou seja o seu “maestro” !
Eu lhe agradeço por comentar a coluna e um forte abraço PALESTRINO a você !


Catedraldeluz 29/9/2008 - 13:29:11
Estamos mudando o modo de jogar, do Estadual para o Nacional. Antes jogávamos por infiltração (Valdívia e Diego Souza), assessorados pelo bom passe de Léo Lima. Hoje, privilegiamos a posse de bola, seu giro (de um lado para o outro) e a tradicional "metida" de bola, de um dos volantes. Esta última característica diminui o número de arremates. Seremos muito mais econômicos em termos de placar, daqui até o final do campeonato, mas, a incidência dos gols sofridos, também será menor.

DJALMA VERDÃO: Caro Paulo “Catedral”, se o PALMEIRAS estivesse jogando como no Paulistão, estaria liderando com folga e bastaria administrar os próximos jogos, que sem dúvida serão bem difíceis.
Não tem agradado esses toques de um lado para o outro, e essa “economia” de gols não levará a nada. É preciso jogar para frente!
Muito obrigado por comentar a coluna e um super abraço ALVIESMERALDINO a você !


Sergio Marangone 4/10/2008 - 09:36:45
quanto tempo iremos aguentar no topo da tabela heim???? Com varios titulares caindo de produção numa reta final tais como Sandro Silva, Alex Mineiro e Kleber E Elder Granja..Quantas Rodadas Ficaremos em primeiro heim?


DJALMA VERDÃO: Caro Sérgio, começando pelo final, desses jogadores que você citou, o Élder Granja foi o que mais caiu de produção.
Com referência ao tempo de permanência no topo da tabela, dependerá da maneira de como o PALMEIRAS irá atuar. O que nós queremos é que não se complique nos lances em que a simplicidade é mais eficaz ao invés de “ornamentos” desnecessários!
Agradeço-lhe por comentar a coluna e um fraterno abraço PERIQUITO a você !

 

:: CURTAS E GROSSAS

- insisto: é preciso chutar mais a gol, pois é o atual elenco tem qualidades para esse fundamento.

- excelente a decisão em adiar as eleições para outubro de 2009. Assim acabam as especulações baratas da “oposição” e assegura a reedificação do PALMEIRAS e a construção da Arena Palestra Itália.

- Até para preservar o jovem e bom Maurício, é providencial que Roque Jr forme a zaga com Gustavo.

- Se depois dos pontos ganhos, o número de vitórias é o segundo critério para o desempate na classificação, é óbvio que o campeão será aquele que mais vitórias conquistar. Tomara que seja o PALMEIRAS...


- Amigo PALMEIRENSE, novamente eu peço para que opte pela Mídia Palestrina ! Visite o Site do Observatório Verde: www.observatorioverde.net, e note como parte da imprensa é adepta de um jornalismo que não preza pela imparcialidade.

- PALMEIRAS TODO DIA, SEMPRE ! E todas as segundas-feiras, RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, às 21 horas na Rádio Imprensa FM – 102,5 (www.radioimprensa.com.br ).
Os últimos programas também podem ser ouvidos fazendo download através do seguinte link:

http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=324

 
Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]

NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas e/ou com expressões de baixo calão, que ALÉM DE IDENTIFICADAS, serão PRONTAMENTE DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!