O Melhor Goleiro da História (12/01/2012)
 
Amigos Palestrinos,

Antes, quero falar sobre contratações e planejamento. Até agora, o que vemos é muito pouco para a nossa necessidade de compor elenco. A lacuna que existe no ataque é notória. Não sei qual time colocaremos em campo no sábado, contra o Ajax, no amistoso que deveria servir para iniciar a temporada e apresentar contratações. Só espero não começarmos o ano sofrendo uma derrota muito humilhante, já que o time holandês é bom e está em plena temporada. Por outro lado, vale dizer que até agora a diretoria não chegou a fazer nenhuma bobagem ou loucura. Afinal, se é para trazer um “Carlos Alberto” da vida, melhor ficar com o que temos mesmo. Ainda assim, é urgente a contratação de, no mínimo, um centroavante de qualidade.

Com relação a São Marcos, um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, só temos que agradecer.

Seja por causa de seu desempenho espetacular debaixo das traves desde que se tornou titular absoluto, após a brilhante campanha da Libertadores de 1999. Seja pela sua dedicação exclusiva ao Palmeiras, e pelo amor à camisa. Seja pela sinceridade na hora das entrevistas. Seja por ter desprezado um contrato milionário na Europa para jogar a Série B no Palmeiras. Seja por ter superado diversas contusões durante a carreira e por ter entrado em campo com dores inúmeras vezes. Seja por ter tido papel fundamental na conquista de diversos títulos pelo Palmeiras, como a Libertadores da América, o maior deles.

Além de ser brilhante dentro de campo e de possuir uma personalidade autêntica, Marcos demonstrou sempre muita humildade e respeito aos companheiros e adversários. Por isso, tornou-se uma unanimidade nacional. Não há amante do futebol, corinthiano, palmeirense ou são-paulino, que não tenha por ele respeito e consideração.

Marcos jogou em um período em que muitos goleiros se destacaram, no Palmeiras e no Brasil. Teve que disputar espaço dentro do Palmeiras com Velloso e Sergio, e na Seleção com Dida e Rogério. Por isso, são inevitáveis as comparações com outros goleiros. Acontece que Marcos foi o mais regular de sua geração, e foi quem trouxe o título da Copa do Mundo para o Brasil em 2002, com defesas fundamentais.

Aliás, se há algo para nos orgulharmos nas últimas décadas é a quantidade considerável de goleiros que iniciaram suas carreiras no Verdão, e, mais tarde, ganharam fama nacional e até internacional. Para citar alguns: Zetti, Velloso, Ivan, Sérgio, Diego Cavalieri, Deola e Bruno. É um bom trabalho que precisa ser mantido. Certamente, o Pracidelli é um dos responsáveis por ele.

De qualquer maneira, a história de Marcos serve de exemplo para muitos jogadores, e também serve de ensinamento à diretoria. Para levantar o nome de um clube, precisa-se de dedicação e amor, além de profissionalismo e respeito.

Agora, a tendência é que venham muitas homenagens. Deverá acontecer uma grande festa de despedida deste ídolo do futebol brasileiro. Vale dizer, um ídolo “às antigas”, coisa cada vez mais rara em uma época em que se perdeu a identificação atleta-clube. Por isso, merece a festa. Para começar, a torcida organizou uma “procissão” ao “santo” no próximo sábado, dia 14. Mais tarde, possivelmente, a camisa número 12 será imortalizada. Além disso, Marcos será presenteado com um busto seu dentro do clube, ao lado de outros três ídolos do passado: Junqueira (que jogou de 1931 a 1945), Waldemar Fiume (de 1941 a 1958) e Ademir da Guia (de 1961 a 1977). Apesar de termos tido outros grandes ídolos em nossa história, a homenagem com busto é apenas aos jogadores que, além de craques e ídolos, nunca enfrentaram o Palmeiras vestindo outra camisa. Por isso, são apenas três, e agora serão quatro. Por isso, as homenagens a Marcos são tão especiais.

Por fim, o grito da torcida deve ser outro, a partir de agora. Não é mais “p... o melhor goleiro do Brasil: Marcos”. Poderia ser então: “Quinze anos de glória. É o melhor goleiro da História: Marcos!”

Rumo a um centenário de glórias,

Vamos lá Verdão!

Saudações a todos.

comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!