O CHORO DE UMA ETERNA ALEGRIA (12/06/2013)
 
Muitos dizem que “toda pessoa que vive do passado é museu”.

Não deixa de ser verdade para várias situações, porém é uma grande mentira para aqueles fatos que se consagraram na História.

Nesse caso, NINGUÉM tem o poder para modificar o passado ou alterar a História.

Neste 12/06/2013 é inevitável e impossível não se lembrar daquele sábado frio, batendo às portas do inverno, há 20 anos.

O PALMEIRAS vivia um inferno particular de quase 17 anos sem conquistar nenhum título importante no cenário do futebol nacional.

Inferno esse muito parecido com os dias atuais, também insuportáveis, uma tortura dolorosa para milhões de torcedores esmeraldinos, que a cada ano assistiam ao mesmo filme terminar com o mesmo final.

Éramos atropelados pelos adversários, pela deficiência técnica do elenco e muitas vezes até pela falta de sorte.

O PALMEIRAS vivia (e vive atualmente) a sua particular “Síndrome de Macabea”, como aquela personagem do livro e filme “A Hora da Estrela”, da talentosa e saudosa escritora Clarice Lispector.



Permitam-me descrever um pouco a citada figura daquela narrativa e notem a absurda similaridade, como já ocorreu (e ocorre) com o nosso Clube do coração:

Macabea tornou-se simplória, apática, tímida, uma mera coadjuvante em todos locais por onde convivia, não possuía qualificação nenhuma, era alvo de deboche, ingênua ao extremo a ponto de perder a sua grande paixão para outra colega de trabalho.

Ela não tinha objetivo algum, não se valorizava, aceitava passivamente todas as maldades que os outros lhe faziam, vivia um mundinho puro, mas contaminado por um círculo vicioso, irritante e insignificante.

Permitiu ser iludida por uma suposta vidente, a qual lhe “prometeu” dias de glórias sob o brilho de uma grande e triunfal estrela luminosa.

Basta!

O PALMEIRAS não merece o mesmo final trágico daquela personagem.

Como em 1993, dentro da realidade do futebol atual, o PALMEIRAS precisa reescrever o seu presente para ser a Estrela principal das competições que participa ao invés de ser um simples brilho.

Tem que ser o Personagem principal do enredo e não apenas um tímido e inexpressivo coadjuvante.

Tem que deixar de ser simplório, ser criativo, ousar e nunca temer o alcance de um grande objetivo.

Se o PALMEIRAS em 1993, mesmo com apoio financeiro da parceira Parmalat e com o excepcional elenco que tinha, adotasse uma mentalidade pouco audaciosa nunca teria conquistado aquele Paulistão com “P” maiúsculo sobre o rival Corinthians.

Naquela oportunidade o Alviverde foi imponente, como todos queriam e esperavam que fosse.

Não tomou o menor conhecimento do rival, do segmento da imprensa que ainda chacoteava a “cena do porquinho” protagonizada pelo jogador Viola no primeiro jogo e de outras gozações que eram diariamente lançadas nos jornais, emissoras de rádio e televisão durante a semana que antecedeu o fatídico 12/06/1993.



“Não sei quem foi o Palmeirense autor de umas das frases mais geniais usadas para rebater as provocações do rival, que começou a calar aqueles que apostavam que o PALMEIRAS continuasse a viver seus tristes dias de “Macabea”:

ALEGRIA DE CORINTIANO É IGUAL LIQUIDAÇÃO DO MAPPIN: É SÓ ATÉ SÁBADO!



Não deu outra: o VERDÃO impôs uma sonora goleada sobre o Corinthians, voltava a ser o GRANDE CAMPEÃO e abria o começo de uma Série Maravilhosa de ONZE TÍTULOS inesquecíveis no período de SETE anos seguintes.





Que essa comemoração sirva para CONTAGIAR os atuais dirigentes do PALMEIRAS porque a TORCIDA ESMERALDINA não quer mais chorar por vexames, a não ser o CHORO DA ETERNA ALEGRIA!



O PALESTRA não nasceu simplório.

Ele pode ter morrido LÍDER, mas renasceu PALMEIRAS CAMPEÃO.

AVANTI PALESTRA!

Fui.

Saudações Alviverdes!
Djalma Verdão[]


NOTA:
Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas, provocativas e/ou com expressões de baixo calão, usar nomes falsos, identidades e e-mails de terceiros e/ou inexistentes (CRIME DE FALSA IDENTIDADE), preconceito social, homofobia, racismo, que ALÉM DE RASTREADAS, serão IDENTIFICADAS e DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.

comments powered by Disqus
 ACESSO RÁPIDO
 

 

 
 
 
 
ENQUETE
 
Untitled Document
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!